Carolina Lehner

O homem é aquilo que ele consegue comunicar ao seu semelhante na sociedade onde vive. É social por natureza, mas com capacidades comunicativas individuais.

São essas capacidades que irão coordenar esforços e evitar ou não conflitos nas relações entre pessoas. Utilizando a lógica, podemos concluir que se uma organização é feita de pessoas, e pessoas se relacionam através da comunicação, estudar e entender como a comunicação se processa dentro de uma organização é a solução estratégica para se chegar à raiz de alguns problemas que interferem no alcance dos objetivos traçados pela empresa.

A cultura organizacional de uma empresa é definida, em boa parte, pela cultura do ambiente onde ela está inserida. Isso se deve ao fato de que as pessoas não conseguem simplesmente “deixar do lado de fora” seus valores, crenças e princípios pessoais, nem os da sociedade na qual são inseridas.

Dentro da empresa é preciso identificar os grupos formais, informais e suas respectivas lideranças. Trabalhar essas pessoas é de fundamental importância para a disseminação de uma cultura organizacional favorável. É fácil perceber que as pessoas possuem um papel primordial na definição de cultura de qualquer organização; afinal, são elas que se promovem.

A criação de uma cultura organizacional favorável aos objetivos traçados pela organização começa pela delegação de responsabilidades e autoridade, as pessoas precisam se sentir como parte do processo. Na busca pela melhoria do relacionamento interno nas organizações é importante considerar a abertura de canais de duas mãos entre líderes e subordinados, seja via escrita ou oral, conscientizando e engajando funcionários numa mesma diretriz empresarial.

Na verdade, a comunicação é a responsável por permitir o acompanhamento, a avaliação e o julgamento dos resultados de todos os processos desenvolvidos em uma organização. Por isso, é importante envolver todos os indivíduos que, direta ou indiretamente, participam do processo a fim de que todos possam compartilhar do mesmo sentimento de missão e oferecer sua contribuição para o sucesso. Por esta abordagem, as informações que fluem continuamente pelo sistema de comunicação  mantêm a organização em permanente sintonia com os clientes – internos e externos- e com ela mesma como um todo.

Trabalhar a comunicação de forma a interferir na cultura de uma empresa é muito mais que manter informados os funcionários das decisões da diretoria. É preciso muita sensibilidade para perceber que o diálogo não deve ser procurado apenas em situações de emergência, mas  constantemente.

É necessário que a organização apresente uma proposta transparente de intenções, através de uma cultura organizacional que dissemine o que se espera dos colaboradores, através de uma comunicação simples, clara e coesa com os interesses da empresa por meio de respeito ao contínuo desenvolvimento e satisfação das necessidades das pessoas.


Data de Publicação: 27/05/2015
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