Água Potável: Economizar para não faltar

Em um cenário mundial cada vez mais instável, no qual as mudanças climáticas, ocasionadas pelo aquecimento global, vêm interferindo diretamente no ciclo hidrológico, uma pergunta cabe a qualquer momento: o que você está fazendo para economizar água?

Muitos habitantes que sofreram com a falta de água em Viçosa (e em outras cidades do país afetadas pela seca dos últimos anos) adotaram medidas, forçadamente – devido ao racionamento –, no intuito de economizar esse bem tão indispensável à vida e à sobrevivência da raça humana. A verdade é que essas medidas não podem, nunca, serem vistas como algo bom e levadas a sério apenas em períodos de racionamento. O tema “Escassez de Água” ultrapassa os limites das nossas casas, do nosso país. Segundo a FAO – Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura – atualmente, a escassez de água afeta mais de 40% da população mundial. Em 2050, o cenário é ainda pior: dois terços (aproximadamente 66,7% da população) serão afetados pela escassez de água.

Não lavar a calçada, não ensaboar o corpo com o chuveiro ligado, desligar a torneira ao lavar os dentes, reaproveitar a água da máquina de lavar para limpar áreas da casa e utilizar no vaso sanitário, aproveitar água da chuva em casa em tarefas que dispensam a utilização de água potável e não tomar banhos demorados são algumas das ações que podemos adotar em nossa residência a fim de contribuir para a economia de água. Qual dessas ações você adota em sua casa, atualmente?

Nessa Semana Mundial da Água (19 a 23 de março), cabe relembrar que, segundo dados das Nações Unidas, 97% da água do planeta é salgada e, portanto, imprópria para o consumo. Menos de 3% da água do planeta é doce, dos quais 2,5% está presa em geleiras. Dos 0,5% da água restante no mundo, a maior parte está presa em aquíferos subterrâneos, dificultando o acesso humano. Somente 0,04% da água do planeta encontra-se disponível na superfície, em rios, lagos, mangues, etc.

Aliado a esse panorama alarmante, está a má distribuição dos recursos hídricos no Brasil. Apesar de ser o país que detém a maior quantidade de água doce do mundo, 75% dessa quantidade está situada na Bacia Amazônica – que é habitada por menos de 5% da população brasileira.

Se não mudarmos nossos atos, não adotarmos ações que contribuam para a economia de água, nos tornaremos simples espectadores de um cenário que tende a ser acentuado nos próximos anos, se nada for feito – a seca e a desertificação de áreas antes produtivas. Olhe bem ao seu redor; analise as alternativas; busque soluções práticas; e contribua para que possamos desfrutar deste bem tão valioso para nossa vida – a ÁGUA.

Lembre-se: nosso lema deve, sempre, ser ECONOMIZAR PARA NÃO FALTAR.


Data de Publicação: 22/03/2018
Leia outros artigos

Encontre-nos no facebook

Como chegar:

Onde nos encontrar:

Endereço

Rua Gomes Barbosa, 870 - Centro
Viçosa - MG
CEP: 36570-101

Telefones

(31) 3891-5054
(31) 3892-4617
Seu navegador está desatualizado.
Clique aqui e faça o download de um novo browser para poder ter acesso ao site.