“Interrompendo a aula expositiva”!
A preocupação com o quê e como ensinar é importante numa sala de aula, mas as estratégias metodológicas são fundamentais para o alcance de uma aprendizagem significativa. Como exemplo, cito uma experiência vivenciada por mim, como professora de Didática, e realizada com estudantes do curso de Pedagogia, em parceria com alguns dos estudantes de Engenharia Ambiental e Publicidade e Propaganda da Faculdade de Viçosa. Estes estudantes prepararam uma ação educativa, envolvendo conteúdos de Educação Ambiental, para aplicação em uma escola de educação básica, situada no município de Viçosa - MG. O projeto traz orientações educacionais, voltadas para as questões ambientais, apontando propostas pedagógicas centradas na conscientização de todo o espaço ambiental, fazendo com que ocorram mudanças de hábitos por parte do educando.
A primeira questão foi pensar em como preparar uma aula com um tema tão importante? Assim, para obter o interesse das crianças, foi preciso usar metodologias ativas que realmente promovessem um envolvimento do educando, já que o público definido seria formado por crianças de 4 a 7 anos. Oportuno esclarecer que a aula expositiva tem o seu lugar, quando utilizada na dose certa e no momento adequado, sendo parte importante do processo de ensino- aprendizagem. No entanto, pesquisas indicam que são guardados somente 5% do que se ouve, 50% do que se discute e 90% do que se ensina aos outros.
Assim, durante as aulas, o tempo foi dividido, aproveitando todas as estratégias, tendo como base tais premissas. Destaca-se que metodologias ativas são ferramentas que estimulam o aluno a ser sujeito ativo e não somente aquele que só ouve, observa o professor e faz anotações. Na prática metodologias ativas envolvem o estudante no próprio processo ensino-aprendizagem.
Neste sentido, este foi o caminho metodológico desenvolvido nas aulas da DPE315 (Didática), o que motivou momentos de discussão, escrita, leitura e solução de problemas, provocando o “fazer” e o “pensar no que se faz”, que são a base para uma aprendizagem significativa.