Nome do Curso: Bacharelado em Ciências Contábeis
Duração do curso (mínima): 4 anos
Número de vagas: 100 por ano
Turno: Noturno
Portarias de Regulação do MEC
Coordenador: Profª. Carla Cristina da Silva, Doutora em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santos (UFES). Bacharel e mestre em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atua como Professora e orientadora na Faculdade de Viçosa (FDV). No momento é coordenadora dos cursos de Administração e Contabilidade da FDV. Tem experiência nas áreas de Administração, tanto na docência quanto em pesquisa e extensão. Os temas de interesse centrais são Estratégia, inovação e desempenho organizacional. Especificamente tem trabalhado os temas, local buzz, global pipeline, global buzz.
Núcleo Docente Estruturante
Profª. Carla Cristina da Silva (Presidente)
Profª. Rajá Reda Zorkot Sant'Anna (Membro)
Prof. Roberto Santos Barbieri (Membro)
Prof. Davidson Rezende Viana (Membro)
Objetivos do Curso
Seja pela globalização da economia, seja pela dos mercados, a necessidade do conhecimento do profissional para o século XXI, passa por transformações sempre mais céleres. Níveis de entendimento do funcionamento do mundo dos negócios são cada vez mais profundos são necessários para tomada de decisões bem sucedidas. As forças competitivas, regulamentos, legislação e tendências socioeconômicas, constituem fatores ambientais decisivos na organização e gerenciamento dos fatores internos de uma instituição.
Assim, a Contabilidade, sendo uma ciência social, requer do seu aplicador, o Contador, conhecimentos gerais, de todas as ciências que se inter-relacionam, traduzindo-se em necessário domínio da matemática, especialmente a financeira, além de sólidas bases de economia, direito, lógica, tecnologia da informação, dentre outras.
Portanto, para que o profissional faça parte desse mundo novo, ele deve estar preparado com conhecimentos, aptidões e habilidades para diagnosticar e avaliar os problemas relacionados com a medição e o registro de atividades operacionais da unidade econômica em seus aspectos econômicos, patrimoniais, financeiros e sociais, tanto no setor público como no setor privado. É indispensável que ele compreenda o uso de técnicas e procedimentos para solucionar as demandas da área contábil, a elaboração e implantação de sistemas de informação contábil, atuar tecnicamente no processo de desenvolvimento da sociedade, especialmente, a regional. Para tanto, é fundamental a aquisição de sólida base conceitual, adquirida ao longo de sua permanência no curso, de modo a permitir que o profissional egresso esteja plenamente apto ao exercício das diferentes atividades inerentes ao Contador, para intervenção na constituição, organização e gestão de entidades privadas e públicas.
Além disto, os avanços experimentados tanto na área de Computação, de Controle Interno, como na área Gerencial, determinaram um redirecionamento dos cursos de Ciências Contábeis para uma visão intraorganizacional.
Neste contexto, tem-se que a formação do profissional Contador do curso de Ciências Contábeis da FDV visa aos seguintes objetivos gerais e específicos:
Objetivos Gerais:
Objetivos Específicos:
Perfil do Egresso
De acordo com a Res. CNE/CES no 10, de 16/12/2004, retificada em 11/3/2011, que “instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis, bacharelado, e dá outras providências”, “o curso de graduação em Ciências Contábeis deve ensejar condições para que o futuro contabilista seja capacitado a:
I - compreender as questões científicas, técnicas, sociais, econômicas e financeiras, em âmbito nacional e internacional e nos diferentes modelos de organização;
II - apresentar pleno domínio das responsabilidades funcionais envolvendo apurações, auditorias, perícias, arbitragens, noções de atividades atuariais e de quantificações de informações financeiras, patrimoniais e governamentais, com a plena utilização de inovações tecnológicas; e
III - revelar capacidade crítico-analítica de avaliação, quanto às implicações organizacionais com o advento da tecnologia da informação”.
E, na continuidade, as Diretrizes Curriculares preconizam que “o curso de graduação em Ciências Contábeis deve possibilitar formação profissional que revele, pelo menos, as seguintes competências e habilidades:
I - utilizar adequadamente a terminologia e a linguagem das Ciências Contábeis e Atuariais;
II - demonstrar visão sistêmica e interdisciplinar da atividade contábil;
III - elaborar pareceres e relatórios que contribuam para o desempenho eficiente e eficaz de seus usuários, quaisquer que sejam os modelos organizacionais;
IV - aplicar adequadamente a legislação inerente às funções contábeis;
V - desenvolver, com motivação e através de permanente articulação, a liderança entre equipes multidisciplinares para a captação de insumos necessários aos controles técnicos, à geração e disseminação de informações contábeis, com reconhecido nível de precisão;
VI - exercer suas responsabilidades com o expressivo domínio das funções contábeis, incluindo noções de atividades atuariais e de quantificações de informações financeiras, patrimoniais e governamentais, que viabilizem aos agentes econômicos e aos administradores de qualquer segmento produtivo ou institucional o pleno cumprimento de seus encargos quanto ao gerenciamento, aos controles e à prestação de contas de sua gestão perante à sociedade, gerando também informações para a tomada de decisão, organização de atitudes e construção de valores orientados para a cidadania;
VII - desenvolver, analisar e implantar sistemas de informação contábil e de controle gerencial, revelando capacidade crítico analítica para avaliar as implicações organizacionais com a tecnologia da informação;
VIII - exercer com ética e proficiência as atribuições e prerrogativas que lhe são prescritas através da legislação específica, revelando domínios adequados aos diferentes modelos organizacionais”.
Focando os aspectos de capacitação e as competências e habilidades que deverão ser pelo menos reveladas, o profissional egresso do curso de bacharelado em Ciências Contábeis, o Contador FDV, terá formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, bem como será qualificado para o exercício da Contabilidade com base no rigor científico e intelectual e pautado em princípios éticos. O perfil básico para o egresso se traduzirá no profissional apto para o desempenho das atribuições profissionais específicas e privativas da profissão contábil com visão estratégica, sólida formação básica e profissional, capaz de compreender questões técnicas, científicas e socioeconômicas, com capacidade empreendedora e inovadora, dotado de iniciativa e capacidade de liderança para o desenvolvimento de negócios interdisciplinares, capacitado a buscar através da investigação, análise, fiscalização e gerenciamento o embasamento para atuar em contextos diferenciados sobre as crescentes demandas econômicas e sociais.
Sua formação, pautada por princípios éticos e pela compreensão das realidades sociais, econômicas, educacionais e culturais, é conduzida de modo a orientar sua atuação profissional para a transformação da realidade em benefício da sociedade. Este profissional está também atento em contribuir para a manutenção e melhoria do bem estar e da qualidade de vida das pessoas, das famílias e das comunidades em geral.
O egresso será capaz também de utilizar adequadamente a terminologia e a linguagem das Ciências Contábeis e Atuariais; demonstrar visão sistêmica e interdisciplinar da atividade contábil; elaborar pareceres e relatórios que contribuam para o desempenho eficiente e eficaz de seus usuários, quaisquer que sejam os modelos organizacionais; aplicar adequadamente a legislação inerente às funções contábeis; desenvolver, com motivação e através de permanente articulação, a liderança entre equipes multidisciplinares para a captação de insumos necessários aos controles técnicos, à geração e disseminação de informações contábeis, com reconhecido nível de precisão; exercer suas responsabilidades com o expressivo domínio das funções contábeis, que viabilizem aos agentes econômicos e aos administradores de qualquer segmento produtivo ou institucional o pleno cumprimento de seus encargos quanto ao gerenciamento, aos controles e à prestação de contas de sua gestão perante a sociedade, gerando também informações para a tomada de decisão, organização de atitudes e construção de valores orientados para a cidadania; desenvolver, analisar e implantar sistemas de informação contábil e de controle gerencial, revelando capacidade crítico analítica para avaliar as implicações organizacionais com a tecnologia da informação; exercer com ética e proficiência as atribuições e prerrogativas que lhe são prescritas através da legislação específica, revelando domínios adequados aos diferentes modelos organizacionais.
No sentido de estimular o desenvolvimento de capacidade crítico-analítica, durante a formação do Contador, a Instituição pretende que o mesmo tenha oportunidade de atuar em projetos de iniciação à pesquisa científica, ação que é estimulada pela promoção de Encontros de Iniciação Científica (ENIC), de periodicidade anual, que em 2021 encontra-se em sua quinta edição, como estímulo para a divulgação dos trabalhos desenvolvidos por alunos e docentes, através da publicação dos “Anais do ENIC da FDV”.
O egresso deverá ser capaz, ainda, de compreender a necessidade de um contínuo aperfeiçoamento profissional e do desenvolvimento pessoal; e prosseguir estudos de pós-graduação em programas de especialização (lato sensu) ou de mestrado e doutorado (stricto senso), possibilitando transmitir conhecimento e atender as necessidades da população com responsabilidade, cidadania sempre respeitando os princípios éticos inerentes ao exercício profissional.
O profissional Contador deverá ser também capacitado para atuar na Educação Superior em Ciências Contábeis e ciências afins, além de estar apto a lidar com situações e procedimentos básicos até outros que exijam maior complexidade.
Estrutura da Matriz Curricular
. Clique AQUI para visualizar a matriz curricular do curso.