Nome do Curso: Licenciatura em Educação Física

Duração do curso (mínima): 4 anos

Número de vagas: 60 por ano

Turno: Noturno

Portarias de Regulação do MEC

  • ATO DE AUTORIZAÇÃO: Portaria Nº 292 de 08 de outubro de 2020, publicada no D.O.U. de 09/10/2020.

Coordenador: Prof. Marcelo Odilon Cabral de Andrade. Bacharel e Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa (2014). Especialista em Futebol pela Universidade Federal de Viçosa (2015). Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa (2016). Membro do Núcleo de Pesquisa e Estudos em Futebol (NUPEF). Desenvolve pesquisas nas áreas de Psicologia do Esporte e Esportes Coletivos.

Núcleo Docente Estruturante
Prof. Marcelo Odilon Cabral de Andrade (Presidente)
Profª. Roseny Maria Maffia (Membro)
Prof. Anselmo Gomes de Moura (Membro)
Prof. Roberto Santos Barbieri (Membro)
Profª. Rajá Reda Zorkot Sant'Anna (Membro)

Objetivos do Curso

Objetivo Geral

O objetivo do curso de Licenciatura em Educação Física da Faculdade de Viçosa é proporcionar uma formação humanista, técnica, crítica, reflexiva e ética qualificadora da intervenção profissional fundamentada no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta ética no magistério, ou seja, na docência do componente curricular Educação Física, tendo como referência a legislação própria do Conselho Nacional de Educação para a área.

Objetivos Específicos

  • Permitir o conhecimento sobre os processos biológicos, psicológicos e socioculturais do ser humano (a exemplo do fisiológico, biomecânico, anatômico-funcional, bioquímico, genético, psicológico, antropológico, histórico, social, cultural e outros), enfatizando a aplicação à Educação Física;
  • Permitir o conhecimento das dimensões e das implicações biológicas, psicológicas e socioculturais da motricidade humana/movimento humano/cultura do movimento corporal/atividade física (a exemplo de fisiologia do exercício, biomecânica do esporte, aprendizagem e controle motor, psicologia do esporte e outros);
  • Permitir o conhecimento instrumental e tecnológico (a exemplo de técnicas de estudo e pesquisa – tipos de conhecimento, técnicas de planejamento e desenvolvimento de um trabalho acadêmico, técnicas de levantamento bibliográfico, técnicas de leitura e de documentação; informática instrumental – planilha de cálculo, banco de dados; técnicas de comunicação e expressão leiga e científica e outros), enfatizando a aplicação à Educação Física;
  • Permitir conhecimentos procedimentais e éticos da intervenção profissional em Educação Física, a exemplo de código de ética, diagnóstico e avaliação, estratificação de risco, variáveis de prescrição do exercício, meio ambiente e sustentabilidade, diversidade cultural, diferenças individuais e outros;
  • Prevenir meios ilícitos e danosos à saúde no cotidiano das práticas corporais, especialmente nas de caráter competitivo ou que visem ao desenvolvimento físico de crianças e adolescentes;
  • Articular os conhecimentos da Educação Física com os eixos/setores da saúde, do esporte, da cultura e do lazer e os da formação de professores;
  • Possuir relevância na consolidação de normas para formação de profissionais do magistério para educação básica como fator indispensável para um projeto de educação nacional;
  • Reconhecer a abrangência, diversidade e complexidade da educação brasileira nos diferentes níveis, modalidades e contextos socioculturais em que estão inscritas as práticas escolares;
  • Valorizar os princípios para a melhoria e democratização do ensino como a igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola; a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; o pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas; o respeito à liberdade e o apreço à tolerância; a gestão democrática do ensino público; o respeito e a valorização da diversidade étnico-racial, entre outros;
  • Ter mobilização efetiva de princípios que norteiam a formação inicial e continuada nacionais comuns;
  • Ampliar o conceito de docência como ação educativa e como processo pedagógico intencional e metódico, envolvendo conhecimentos específicos, interdisciplinares e pedagógicos, conceitos, princípios e objetivos da formação que se desenvolvem na construção e apropriação dos valores éticos, linguísticos, estéticos e políticos do conhecimento inerentes à sólida formação científica e cultural do ensinar/aprender, à socialização e construção de conhecimentos e sua inovação, em diálogo constante entre diferentes visões de mundo;
  • Contextualizar, problematizar e sistematizar conhecimentos teóricos e práticos sobre motricidade humana/movimento humano/cultura do movimento corporal/atividade física nas suas diversas manifestações (jogo, esporte, exercício, ginástica, lutas e dança), no âmbito do Ensino Básico.
  • Observar, analisar, planejar, desenvolver e avaliar os processos educativos e de experiências educacionais em instituições educativas;
  • Pesquisar e estudar a legislação educacional, processos de organização e gestão educacional, trabalho docente, políticas de financiamento educacional, avaliação e currículo;
  • Pesquisar e estudar as relações entre educação e trabalho, educação e diversidade, direitos humanos, cidadania, educação ambiental, entre outras temáticas centrais da sociedade contemporânea.

Perfil do Egresso

O Perfil Profissional do Egresso do curso de Licenciatura em Educação Física da FDV foi articulado a partir do objetivo geral do curso, preocupando-se com o desenvolvimento das competências e habilidades para o exercício efetivo da docência. Assim, pode-se expressar o perfil desejado para o egresso do curso de Licenciatura em Educação Física da FDV, como o perfil de um profissional que é qualificado para agir de forma ética, humanista, crítica, técnica e reflexiva no que refere à intervenção profissional no magistério, especificamente no componente curricular Educação Física.

Estrutura da Matriz Curricular

  • Clique AQUI para visualizar a matriz curricular do curso.

Projetos do Curso

  • Convênio com o NUDESE - Núcleo de Desenvolvimento Educacional e Social (CENTEV/UFV)
  • Convênio com Escolas de Viçosa e região
  • Corrida de Rua da FDV
  • Visita Técnica – (Minas Tênis Clube, Centro Esportivo Ubaense, Cidade do Galo, Toca da Raposa e Mineirão)
  • Torneio de Integração Esportiva da FDV


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