Meu nome é Eliab Coelho Venancio. Tenho 24 anos e venho por meio desse depoimento compartilhar com vocês um pouco da minha trajetória acadêmica e profissional.
Minha vida teve uma grande mudança quando passei em um processo seletivo do Curso Técnico que era oferecido pelo Governo no Programa de Ensino Profissionalizante (PEP) e com 16 anos de idade tomei a decisão de deixar a roça e lutar por um futuro melhor. Eu brinco que não escolhi a área de Tecnologia da Informação (TI) e sim ela me escolheu, pois na época quando fizeram minha inscrição eu não optei por Informática, apenas disse que não queria fazer Meio Ambiente e que poderia ser qualquer outro curso. Por coincidência me inscreveram em Informática, e desde o início, me identifiquei muito com a área. Ainda no segundo módulo do curso fui contratado por uma loja de informática de Viçosa. Fazia o Curso Técnico de manhã, trabalhava à tarde e cursava o Ensino Médio à noite, concluído em 2008. Em 2009 concluí o Curso Técnico e logo passei a trabalhar o dia todo na loja e dar aulas de informática à noite. Sempre que me sobrava tempo eu fazia alguns serviços de informática para empresas e alguns conhecidos, e assim, segui nessa rotina por um ano. Depois saí da loja e fui trabalhar em uma empresa terceirizada na Universidade Federal de Viçosa (UFV) na área de Suporte Técnico e continuei dando aulas.
Na UFV, tive a honra de conhecer um grande amigo, José Cleydson Ferreira da Silva, que além de me apoiar em meu crescimento profissional, sempre me incentivava. Ele comentou comigo a respeito da Faculdade de Viçosa (FDV), pois naquela época ele cursava Sistemas de Informação lá, explicando sobre o curso e suas abordagens. Imediatamente me apaixonei pelo curso, mesmo sem nunca ter ouvido falar nele. Em 2011 consegui, através do ProUni, ingressar na FDV no tão sonhado curso.
Em pouco tempo de curso fiz amizades com professores, funcionários, alunos e diretores, que levarei por toda vida. Fui convidado a ser representante dos alunos de Sistemas de Informação, e a cada dia que passava mais eu gostava do curso, a teoria conciliada com a prática através de excelentes professores que, em sua maioria, eram renomados profissionais que atuavam no mercado de trabalho e consigo levavam a experiência do dia a dia para a sala de aula. Eu sempre busquei extrair ao máximo esse conhecimento. No quarto período da faculdade me identifiquei muito com o segmento de desenvolvimento de software. Participei de um processo seletivo para atuar na área, e assim comecei a trabalhar como programador, nas linguagens PHP, Zend Framework Dojo, JavaScript, Mysql, Sql Server, entre outras. Trabalhei por 2 anos nessa área. Trabalhava 8 horas por dia e estudava à noite. Segui nessa rotina até ser aprovado no concurso da UFV em 2014, no cargo de Técnico em Tecnologia da Informação e no fim do mesmo ano, com muita honra, concluí o curso de Sistemas de Informação (ganhei até plaquinha de Mérito Acadêmico). Senti-me muito realizado e com uma bagagem muito boa na área, pronto para levar ao mercado de trabalho meus conhecimentos ali adquiridos.
Na UFV pude me integrar nas equipes e comecei a atuar na área de Engenharia de Software, como membro do Software Engineering Process Group (SEPG). Recentemente participei de uma Certificação de Qualidade no processo de desenvolvimento de software MPS.Br onde conquistamos a renovação do Selo de Qualidade Nível G. Após essa experiência, fui chamado a participar do Grupo de Gerentes de Projetos de Software, da Divisão de Sistemas de Informação da UFV, onde estou atuando como Gerente e crescendo muito profissionalmente. Em 2015 ingressei numa especialização em Engenharia de Software, e após ter concluído a mesma, já penso em fazer o Mestrado na área, sendo que a cada dia identifico-me mais e mais com a área de TI.
E a vida não pára. Todo dia busco o melhor de mim, a “fome” pelo aprendizado me motiva a querer sempre ir além. Ano passado comecei com um negócio próprio, pois ao longo desses anos conquistei muitos clientes que buscavam além do meu serviço, a confiança e para atendê-los melhor, criei a Click Informática, por enquanto uma pequena oficina de assistência técnica em notebooks e computadores, contando também com desenvolvimento de sites. Em meus horários livres, estou sempre por lá, juntamente com meu funcionário. Por enquanto estamos iniciando nossos projetos, mas tenho ideia de expandir o negócio, principalmente para área de software. De vez em quando vou à FDV ministrar algumas palestras.
Como disse Steve Jobs: “Você não consegue ligar os pontos olhando para frente: você só consegue ligá-los olhando para trás. Então você tem que confiar que os pontos se ligarão algum dia no futuro. Você tem que confiar em algo – seu instinto, destino, vida, carma, o que for”. Esta abordagem nunca me desapontou, e fez toda diferença na minha vida.
Então fica a dica: se tem um sonho, lute com todas suas forças e acredite: uma hora esse sonho se tornará realidade e será mais um ponto na sua vida que irá ligar com todos os outros, formando sua trajetória de sucesso. Seja forte, persistente, pois “cada sonho que você deixa pra trás, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir”, já dizia Steve Jobs.
Para você que está lendo essa matéria, eu digo com toda certeza: não deixe a vida passar em branco. Corra atrás, não espere uma oportunidade bater na sua porta. Vá atrás, faça acontecer. A FDV me ajudou muito a subir alguns degraus na escada da minha vida. Ela, com seu papel de “Ampliar Horizontes” e eu, de extrair tudo que podia dessa fonte. Serei sempre grato a todos os seus ensinamentos levarei comigo para o resto da minha vida.
Realizar um sonho não é apenas ter um diploma na mão para poder exibi-lo. É ter o prazer de conquista-lo, de ter persistido por um caminho tortuoso, mas com garras de um grande vencedor. É uma prova de nosso merecimento, de uma jornada traçada com orgulho, de uma vitória com grandioso esforço e determinação. Afinal, o verdadeiro vencedor é aquele que todo dia vence a si mesmo!
Grande abraço,
Att, Eliab Coelho Venancio.