Nome do curso: Bacharelado em Engenharia de Produção
Duração do curso (mínima): 5 anos
Número de vagas: 60 por ano
Turno: Noturno
Portarias de Regulação do MEC
• ATO DE AUTORIZAÇÃO: Portaria No. 1.273 de 19/08/2009, publicada no D.O.U. de 20/08/2009.
• ATO DE RECONHECIMENTO: Portaria N°. 144 de 25/03/2019, publicada no D.O.U. de 26/03/2019.
Coordenador: Prof. Anderson Donizete Meira, Graduado (1995) e mestre (1997) em Engenharia Civil (Geotecnia Ambiental) pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e MBA (2010) em Gestão da Competitividade pela Faculdade Pitágoras. Atua como engenheiro, professor e pesquisador nas áreas de Planejamento e Gestão Territorial, Saneamento Ambiental, Geomática Aplicada, Gestão de Projetos, Gestão do Conhecimento, Tecnologias Sociais e Tecnologia da Informação.
Co-fundador de empresa de base tecnológica graduada pela Incubadora (IEBT) em 2006, atualmente residente no TecnoParq (CENTEV/UFV). Foi presidente da Agência de Desenvolvimento de Viçosa (ADEVI) de 2006 a 2011, participando dos movimentos de criação do Arranjo Produtivo Local em Tecnologia da Informação (APL-TI) e da Associação ViçosaTec.
É professor adjunto na FDV, desde 2005, nos cursos de Sistemas de Informação, Engenharia Ambiental e Engenharia de Produção.
Núcleo Docente Estruturante
Prof. Anderson Donizete Meira (Presidente)
Prof. Heleno do Nascimento Santos (Membro)
Profª. Rajá Reda Zorkot Sant'Anna (Membro)
Prof. Roberto Santos Barbieri (Membro)
Prof. Davidson Rezende Viana (Membro)
Objetivos do Curso
- Objetivo Geral:
O curso de Engenharia de Produção tem como objetivo formar profissionais habilitados ao projeto, operação, gerenciamento e melhoria de sistemas de produção de bens e serviços, integrando aspectos humanos, econômicos, sociais e ambientais.
- Objetivos Específicos:
Para que este objetivo seja atingido de forma eficaz e eficiente, o egresso do curso de Engenharia de Produção da Faculdade de Viçosa será capaz de mensurar e integrar recursos físicos, humanos e operacionais, a fim de produzir bens e/ou produtos com menor custo, melhor qualidade e maior segurança. Especificamente, será capaz de:
• Analisar o ambiente local e global de atuação da empresa produtora levando em consideração aspectos técnicos, econômicos e sociais;
• Trabalhar com gerenciamento, ter iniciativa e um lado empreendedor muito forte;
• Utilizar ferramentas matemáticas, estatísticas e computacionais que o oriente na tomada de decisões e no planejamento, implementação e controle de sistemas de produção e distribuição de produtos e/ou serviços;
• Avaliar a demanda de mercado e utilizar ferramentas de Marketing para conquistar mercado;
• Analisar e implementar novas tecnologias para aumentar a produtividade, a eficiência e o rendimento dos sistemas de produção de produtos e serviços;
• Analisar, planejar e gerenciar a cadeia de suprimentos de empresas industriais e de serviços, otimizando ou simulando toda a logística empresarial;
• Conceber, implementar e gerenciar programas de qualidade buscando a melhoria contínua e o atendimento das expectativas dos clientes e dos consumidores;
• Gerenciar recursos humanos na busca de otimização de processo de produção de produtos de serviços;
• Analisar a viabilidade técnico-econômica de projetos, determinando os custos dos fatores de produção;
• Utilizar sistemas de informação com o uso de modernas tecnologias de informação e comunicação disponíveis no mercado;
• Avaliar impactos ambientais que possam trazer algum tipo de dano ao meio ambiente, à sociedade e à empresa;
• Conceber, projetar e desenvolver produtos que utilizem os recursos de forma mais racional e econômica, aumentando, assim, a competitividade da empresa.
Perfil do egresso
O Curso de Engenharia de Produção da Faculdade de Viçosa, com ênfase na Gestão de Sistemas de Produção e Serviços, busca a formação de um profissional com sólida formação científica, tecnológica e profissional que o capacite formular e solucionar problemas ligados às atividades de projeto, operação e gerenciamento de sistemas de produção, desenvolvendo a capacidade de atuação em campos variáveis, onde o engenheiro de produção precisa ter capacidade de comunicação, iniciativa e um lado empreendedor muito forte além de ser capaz de promover a integralização de recursos físicos, humanos e operacionais, a fim de produzir produtos e/ou serviços com menor custo, melhor qualidade e maior segurança, considerando seus aspectos humanos, econômicos, sociais e ambientais, com a visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.
A RESOLUÇÃO CNE/CES 11, DE 11 DE MARÇO DE 2002.(*) orienta em seus artigos 3 e 4:
Art. 3o O Curso de Graduação em Engenharia tem como perfil do formando egresso/profissional o engenheiro, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.
Art. 4o A formação do engenheiro tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais:
I - aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia;
II - projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados;
III - conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos;
IV - planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia;
V - identificar, formular e resolver problemas de engenharia;
VI - desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas;
VI - supervisionar a operação e a manutenção de sistemas;
VII - avaliar criticamente a operação e a manutenção de sistemas;
VIII - comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;
IX - atuar em equipes multidisciplinares;
X - compreender e aplicar a ética e a responsabilidade profissionais;
XI - avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e
ambiental;
XII - avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia;
XIII- assumir a postura ética e de permanente busca de atualização profissional.
XIV- incentivar eventos culturais que contemple questões étnicas sociais.
Estrutura da Matriz Curricular do Curso
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