Nome do Curso: Bacharelado em Administração
Duração do curso (mínima): 4 anos
Número de vagas: 60 por ano
Turno: Noturno
Portarias de Regulação do MEC
• ATO DE AUTORIZAÇÃO: Portaria N°. 978 de 17/05/2001, publicada no D.O.U. de 22/05/2001.
• ATO DE RECONHECIMENTO: Portaria N°. 577 de 23/02/2006, publicada no D.O.U. de 01/03/2006.
• ATO DE RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO: Portaria N°. 622 de 25/11/2013.
Coordenador: Profª. Carla Cristina da Silva, Doutora em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santos (UFES). Bacharel e mestre em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atua como Professora e orientadora na Faculdade de Viçosa (FDV). No momento é coordenadora dos cursos de Administração e Contabilidade da FDV. Tem experiência nas áreas de Administração, tanto na docência quanto em pesquisa e extensão. Os temas de interesse centrais são Estratégia, inovação e desempenho organizacional. Especificamente tem trabalhado os temas, local buzz, global pipeline, global buzz.
Núcleo Docente Estruturante
Prof. Profª. Carla Cristina da Silva (Presidente)
Profª. Rajá Reda Zorkot Sant'Anna (Membro)
Prof. Roberto Santos Barbieri (Membro)
Prof. Mário Fernando Rodrigues Júnior (Membro)
Prof. Davidson Rezende Viana (Membro)
Objetivos do Curso
Objetivo Geral
• Oferecer aos estudantes a oportunidade de obter formação integral na área de administração, qualificando-o também para atuar no mercado de trabalho de forma diferenciada;
• Fornecer à sociedade profissionais qualificados na área de administração, diminuindo o vácuo habitualmente existente entre a formação oferecida pelas escolas e a exigida pelo mercado de trabalho, especialmente, o local e o regional.
Objetivos Específicos
• Produzir e transmitir conhecimentos, buscando adaptar o projeto pedagógico do curso ao processo de desenvolvimento econômico e social e à compreensão adequada da conjuntura nacional e internacional;
• Buscar uma nova concepção da administração, adequada a um novo paradigma de relações sociais e de cultura, em oposição ao elevado grau de especialização, ao economicismo, à ausência de consciência histórica e à inaptidão para comunicar e interagir;
• Analisar as principais correntes do pensamento na área da administração, suas características e contexto, para fundamentar estudos interdisciplinares de maior profundidade nas áreas do comportamento humano nas organizações;
• Discutir e melhorar a compreensão das estruturas organizacionais dos setores privados e públicos em diversos países;
• Articular os estudos do curso com as necessidades do setor produtivo, preservando, contudo, a autonomia e a liberdade acadêmica;
• Promover a formação de líderes e de empreendedores, dentro de uma abordagem interdisciplinar;
• Formar profissionais capazes de avaliar as potencialidades locais e regionais, preparando-os para apresentar alternativas ao desenvolvimento econômico-social da região;
• Estar permanentemente, atento ao desenvolvimento do projeto pedagógico como um processo, antecipando-se ao futuro, mas sem perda da própria identidade.
Perfil do Egresso
O perfil do profissional do novo milênio é o do cidadão ético, com visão e responsabilidade social, criativo e que tenha senso crítico, espírito empreendedor e bom relacionamento interpessoal. Ademais, deve ter sólida formação teórica e prática, que lhe dê a condição necessária para enfrentar a concorrência, e permanente motivação para aprender, buscando não apenas novos conhecimentos, mas também participando de sua elaboração.
O profissional de administração que se pretende formar, em consonância com o disposto nas Diretrizes Curriculares da Comissão de Especialistas do MEC, terá o seguinte perfil:
• Responsabilidade social, senso de justiça e ética profissional;
• Compreensão do meio social em que está inserto, possibilitando a sua atuação como tomador de decisão, num mundo pluralista e interdependente;
• Sólida formação humanística, teórica e prática;
• Senso crítico, espírito empreendedor e inovador;
• Capacidade de interagir com profissionais de distintas áreas e de atuar em equipes multidisciplinares;
• Consciência da necessidade de contínuo aperfeiçoamento profissional e do desenvolvimento da autoconfiança.
A construção desse perfil profissional far-se-á pela aquisição de habilidades para:
• Utilizar a comunicação interpessoal e interpretar a realidade das organizações;
• Empregar o raciocínio lógico, crítico e analítico, operando com valores e formulações matemáticas, e estabelecendo relações formais e causais entre os fenômenos;
• Exercitar a criatividade e a capacidade de se adaptar ao mundo em permanente mudança;
• Compreender o todo administrativo, de modo integrado, sistêmico e estratégico, bem como suas relações com o ambiente externo;
• Lidar com modelos de gestão inovadores e assimilar novas tecnologias;
• Flexibilizar-se para resolver situações, diante de problemas e desafios organizacionais;
• Ordenar atividades e programas, decidir entre alternativas, identificar e dimensionar riscos;
• Selecionar estratégias adequadas de ação, visando atender interesses interpessoais e institucionais;
• Selecionar procedimentos que privilegiem formas de atuação em prol de objetivos comuns.
Estrutura da Matriz Curricular
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