Nome do Curso: Bacharelado em Administração
Duração do curso (mínima): 4 anos
Número de vagas: 60 por ano (aproximadamente 40 por semestre)
Turno: Noturno

Portarias de Regulação do MEC
• ATO DE AUTORIZAÇÃO: Portaria No. 978 de 17/05/2001, publicada no D.O.U. de 22/05/2001.

• ATO DE RECONHECIMENTO: Portaria No. 577 de 23/02/2006, publicada no D.O.U. de 01/03/2006.

Coordenador: Prof. Mário Fernando Rodrigues Júnior, graduado em Administração, pela Faculdade de Minas - FAMINAS-MG; Pós-graduação em Educação a Distância, pelo SENAC, Rio de Janeiro-RJ (2009); Mestrado em Meio Ambiente e Sustentabilidade, pelo Centro Universitário de Caratinga - UNEC -, com pesquisa em Gestão Ambiental Empresarial (2011).

Núcleo Docente Estruturante

Prof. Mário Fernando Rodrigues Júnior (Presidente)
Profª. Rajá Reda Zorkot Sant'Anna (Membro)
Prof. Roberto Santos Barbieri (Membro)
Prof. Márcio Balduino Saraiva (Membro)
Profª. Cristina Caetano de Aguiar (Membro)

Objetivos do Curso

Objetivo Geral

• Oferecer aos estudantes a oportunidade de obter formação integral na área de administração, qualificando-o também para atuar no mercado de trabalho de forma diferenciada;

• Fornecer à sociedade profissionais qualificados na área de administração, diminuindo o vácuo habitualmente existente entre a formação oferecida pelas escolas e a exigida pelo mercado de trabalho, especialmente, o local e o regional.

Objetivos Específicos

• Produzir e transmitir conhecimentos, buscando adaptar o projeto pedagógico do curso ao processo de desenvolvimento econômico e social e à compreensão adequada da conjuntura nacional e internacional;

• Buscar uma nova concepção da administração, adequada a um novo paradigma de relações sociais e de cultura, em oposição ao elevado grau de especialização, ao economicismo, à ausência de consciência histórica e à inaptidão para comunicar e interagir;

• Analisar as principais correntes do pensamento na área da administração, suas características e contexto, para fundamentar estudos interdisciplinares de maior profundidade nas áreas do comportamento humano nas organizações;

• Discutir e melhorar a compreensão das estruturas organizacionais dos setores privados e públicos em diversos países;

• Articular os estudos do curso com as necessidades do setor produtivo, preservando, contudo, a autonomia e a liberdade acadêmica;

• Promover a formação de líderes e de empreendedores, dentro de uma abordagem interdisciplinar;

• Formar profissionais capazes de avaliar as potencialidades locais e regionais, preparando-os para apresentar alternativas ao desenvolvimento econômico-social da região;

• Estar permanentemente, atento ao desenvolvimento do projeto pedagógico como um processo, antecipando-se ao futuro, mas sem perda da própria identidade.

Perfil do Egresso

O perfil do profissional do novo milênio é o do cidadão ético, com visão e responsabilidade social, criativo e que tenha senso crítico, espírito empreendedor e bom relacionamento interpessoal. Ademais, deve ter sólida formação teórica e prática, que lhe dê a condição necessária para enfrentar a concorrência, e permanente motivação para aprender, buscando não apenas novos conhecimentos, mas também participando de sua elaboração.
O profissional de administração que se pretende formar, em consonância com o disposto nas Diretrizes Curriculares da Comissão de Especialistas do MEC, terá o seguinte perfil:

• Responsabilidade social, senso de justiça e ética profissional;

• Compreensão do meio social em que está inserto, possibilitando a sua atuação como tomador de decisão, num mundo pluralista e interdependente;

• Sólida formação humanística, teórica e prática;

• Senso crítico, espírito empreendedor e inovador;

• Capacidade de interagir com profissionais de distintas áreas e de atuar em equipes multidisciplinares;

• Consciência da necessidade de contínuo aperfeiçoamento profissional e do desenvolvimento da autoconfiança.

A construção desse perfil profissional far-se-á pela aquisição de habilidades para:

• Utilizar a comunicação interpessoal e interpretar a realidade das organizações;

• Empregar o raciocínio lógico, crítico e analítico, operando com valores e formulações matemáticas, e estabelecendo relações formais e causais entre os fenômenos;

• Exercitar a criatividade e a capacidade de se adaptar ao mundo em permanente mudança;

• Compreender o todo administrativo, de modo integrado, sistêmico e estratégico, bem como suas relações com o ambiente externo;

• Lidar com modelos de gestão inovadores e assimilar novas tecnologias;

• Flexibilizar-se para resolver situações, diante de problemas e desafios organizacionais;

• Ordenar atividades e programas, decidir entre alternativas, identificar e dimensionar riscos;

• Selecionar estratégias adequadas de ação, visando atender interesses interpessoais e institucionais;

• Selecionar procedimentos que privilegiem formas de atuação em prol de objetivos comuns.

Estrutura da Matriz Curricular

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