“O programa institucional de estágios da Faculdade de Viçosa é
desenvolvido com o objetivo de alcançar resultados pela integração das competências instaladas em cada curso, possibilitando explorar a interface entre os mesmos e formar profissionais com habilidades diferenciadas para o mercado de trabalho, num ambiente propício, adequado à formação de recursos humanos.”

Os alunos do curso de Engenharia de Produção concluíram as atividades do Estágio Supervisionado (2019/2) realizadas em grandes, médias e pequenas empresas de Viçosa e região, reconhecidas no mercado nacional como produtoras e exportadoras de bens manufaturados ou como empresas prestadoras de serviços. Os estágios foram realizados sob a supervisão e orientação da professora Maria Aparecida Antunes.

Os estagiários e respectivas organizações concedentes foram: Angélica Lima (Laticínios Fazenda Real Ltda); Taynara Freitas (Frigorífico Industrial Vale do Piranga S/A – Saudali); Geise Kely Carvalho (Rio Branco Alimentos S/A– Pif- Paf), Talysson Carvalho (Tropical Indústria de Alimentos - Tial), Roberto Bellico
(Panificação Dona Irene Ltda - PanNeves); Maria Claudiana (Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho Ltda AEGIS) e Douglas Alves Costa (Teixeiras Estradas e Minerações Ltda - TEM).

Ao final do período, pelo menos três estudantes foram contratados e estão trabalhando nas organizações concedentes. Os estudantes do curso de Sistemas de Informação, Vitor Bordoni Rocha e Davi Mucida Rodrigues de Oliveira realizaram o estágio na Cead/UFV sob a supervisão e orientação do professor Pedro Sacramento.

O estágio foi desenvolvido em atividades ligadas ao projet INCLUA: Inovação Pedagógica para Acessibilidade no Ensino Superior financiado com recursos do Edital nº 3/2018 - Ferramentas de acessibilidade. Durante o período os alunos tiveram a oportunidade de estudar técnicas de modelagem 3D para construção de avatares de Libras. O projeto foi apresentado em Teresina - PI, no congresso ESUD, onde recebeu o prêmio de 3º lugar, dentre outras iniciativas realizadas por instituições de ensino público federal do Brasil
(https://www.capes.gov.br/36-noticias/10059-workshop-premia inovacoes-
tecnológicas-para-educação). Todas as tarefas de modelagem 3D foram realizadas com o software livre Blender 3D. Os estudantes Vitor e Davi têm aproveitado o aprendizado da ferramenta para produzir peças de impressão 3D sob supervisão do Prof. Anderson Meira, no Laboratório Maker da Faculdade de Viçosa.

Assim, professores e estudantes reuniram-se nas dependências da
FDV, no dia 04 de dezembro de 2019, para a apresentação dos Estágios Supervisionados. Estiveram presentes os professores Heleno do Nascimento Santos, Javier Carreño, Anderson Meira, Pedro Sacramento (orientador) e
Maria Aparecida Antunes (coordenadora e orientadora de Estágios e Projetos
do curso de Engenharia de Produção) e o empresário Alessandro de Freitas
Teixeira, da Cientec Aceleradora.

Clique aqui e confira as fotos

Data de Publicação: 12/12/2019 às 15:30:00
Autor: Professora Maria Aparecida Antunes