Professoras do curso de Pedagogia participam do Congresso em Belo Horizonte.
O Evento aconteceu na Universidade Federal de Minas Gerais em Belo Horizonte entre os dias 28 de abril e 1 º de maio de 2018, no Centro de Atividades Didáticas(CADI1)- Campus Pampulha, tendo como tema gerador central: a Formação de educadoras/es, diversidade e compromisso social.
O objetivo da realização do II Congresso Internacional Paulo Freire : O Legado Global ( 2 international Conference Paulo Freire: The Global Legacy) foi dar continuidade ao trabalho realizado em KIRIKIRIROA na Nova Zelândia, em 2012. A previsão é que outros congressos acontecerão tendo como enfoque o legado de Paulo Freire em outros países.
Dentre os palestrantes destacaram-se: Professora “Nita Freire” (esposa de Paulo Freire como presidente de honra do evento) ; Professor Miguel Gonzáles Arroyo ( professor Emérito da universidade Federal de Minas Gerais –UFMG – Campus Pampulha); Professor Carlos Muñoz (Universidad de La Serena , Chile); Professor Donaldo Macedo ( University of Massachusetts – UMass, Boston, Estados Unidos) .
A Conferência de encerramento teve como tema “Por uma pedagogia da indignação e da resistência”, sendo conduzida pela professora Nilma Lino Gomes (Professora titular da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG), tendo como mediador o Professor Leôncio J. G. Soares.
As professoras do curso de Pedagogia da FDV, Fabiana Maria Roque Chaves e Raja Reda Zorkot Sant’Anna apresentaram, numa mesa redonda, algumas das experiências vivenciadas por meio do projeto PAE–EJA, realizado em prol a Educação de jovens e adultos, desde 2007, na Faculdade de Viçosa –FDV.