O curso de Direito da FDV, com o objetivo de oferecer uma formação acadêmica complementar para os alunos, professores da FDV e o público externo, promoveu a palestra no dia 03 de maio de 2019, às 19 horas com a temática “Direito e Justiça” que foi ministrada pelo Desembargador Alexandre Quintino Santiago da 11º Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. O objetivo precípuo escolhido como tema para a palestra foi a condução dos primeiros institutos jurídicos e carreiras jurídicas para os alunos do primeiro período do curso de Direito da FDV.

O evento ocorreu na FDV, tendo sido aberto pela Coordenadora do curso de Direito, Professora Poliana Aroeira Braga Duarte Ferreira, que apresentou o currículo do palestrante e agradeceu a presença de todos no evento.

O Desembargador iniciou a sua fala agradecendo todos os presentes e a honra de estar em Viçosa para falar sobre as carreiras jurídicas para os alunos da FDV. Além de ressaltar a importância de estar compartilhando todo seu conhecimento com seus amigos de magistratura estadual e promotores de justiça também presentes no evento.

Falou de inicio, sobre a relação de “Direito e Justiça” , ressaltando a origem da palavra  “Justiça “  e o que ela representa para os profissionais e futuros bacharéis do Direito . Além disso, destacou preceitos de Direitos Fundamentais, da organização da sociedade brasileira no âmbito da nossa Constituição da República.

Na condução da sua fala, destacou o papel do bacharel em Direito e dos diversos campos de atuação no órgão do Poder Judiciário, como magistrado. Também destacou a importância das demais carreiras jurídicas , como o Promotor de Justiça, procurador, defensor publico, delegado, além das demais funções como servidor público no âmbito federal, estadual ou municipal. Ressaltou a importância também da atuação na advocacia privada, como profissional liberal ou advogado empregado. Assim como o papel do professor como um propulsor do conhecimento jurídico e responsável pela qualidade nos cursos de Direito.

Para finalizar, encerrou com brilhantismo apresentando aos alunos e demais autoridades a composição da estrutura do Poder Judiciário no âmbito da nossa Constituição Federal e os demais órgãos essenciais à justiça  (Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil, Polícia Militar, Polícia Civil,....)

Compareceu ao evento promovido pelo curso de Direito da FDV, estudantes, professores, diretores e  os juízes estaduais da comarca de Visconde do Rio Branco , Excelentíssimo Dr. André Luís Melo Cunha e Excelentíssimo Dr. Geraldo Magela Reis Alves. Além do Juiz Federal Excelentíssimo Dr. Rafael Araújo Torres. Os Promotores de Justiça da Comarca de Viçosa , Exmo Dr . Felipe Vasconcelos Sousa, Exmo Dr. Luís Cláudio Magalhaes e Exmo Dr. Vinicius Oliveira Pinto. Além dos advogados , Dra. Paola Araújo de Paula Paiva, representando a presidente  da subseção da OAB da comarca de Viçosa e  o Dr. Tallyson G. Martins Coutinho.

A coordenadora do curso de Direito, professora Poliana Aroeira Braga Duarte Ferreira, encerrou a solenidade cumprimentando o palestrante e agradecendo em nome de todos os alunos e professores da FDV a brilhante palestra proferida.  E estendeu para todas as autoridades ali presentes.

Para finalizar o evento, o aluno Weslei Marques Brandão Silva entregou o certificado ao palestrante e foi entregue  uma placa de agradecimento pela palestra, feita pelo juiz de Direito  e amigo de infância  Exmo Dr. André Luís Melo Cunha.

Data de Publicação: 10/05/2019 às 15:00:00
Autor: Direção da FDV