Com foco na Base Nacional Curricular Comum (BNCC), nos dias 30 de agosto e 01 de abril foram apresentadas palestras sobre os diferentes “Saberes da BNCC”, ministradas por professores do curso de Pedagogia – FDV.

Foram levantadas, pelos palestrantes, algumas propostas práticas em sala de aula, tendo como base uma educação mais significativa, na qual o educando é o protagonista do processo de ensino-aprendizagem.

Alguns dos princípios propostos pela BNCC foram apresentados, indicando que o conhecimento em nossas escolas deve ser desenvolvido a serviço das competências e habilidades educacionais. Neste sentido, conclui-se que o desafio do professor será ressignificar suas aulas, discutindo as diferentes áreas do conhecimento e da cultura num contexto proativo.

Em seguida, alguns depoimentos de estudantes participantes do evento do curso de Pedagogia FDV - SABERES DA BNCC:

“Eu só tenho a agradecer a FDV por ter concedido aos professores da instituição, o direito de apresentarem aos alunos do curso de Pedagogia, conteúdos claros a respeito da BNCC. A Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades para que os alunos desenvolvam no seu processo de escolarização da educação básica. Ela não retira o que já estava proposto para a educação, porém, acrescenta novos desafios. Foi de extrema importância sabermos melhor o que a Base espera dos atuais e futuros profissionais da educação, expondo propostas que serão benéficas para o aprendizado dos alunos. “Além disso, o conhecimento sobre o assunto dará um melhor direcionamento para nós, futuros educadores”. Alessandra Teixeira Campos, 5° período.

“O evento promovido pela FDV nos dias 30/03 e 01/04 foi extremamente produtivo e importante, visto que a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) é um documento com caráter normativo, servindo de referência para a elaboração dos currículos de todas as escolas que oferecem a educação básica no País. O evento foi muito importante, uma vez que a BNCC é um documento que vem sento discutido pelos profissionais da educação, pois estamos passando por um momento de transição na educação, uma vez que a BNCC teve algumas alterações, sendo previsto que, a partir de 2020, essas mudanças já estarão implantadas em todas as escolas do Brasil.

As palestras ministradas pelos professores nos trouxeram um breve histórico da BNCC, um resumo das mudanças que ocorrerão a partir de 2020 e seus principais impactos e desafios para a educação e os educadores do Brasil. Por meio do evento foi possível observar que a BNCC exigirá uma adaptação das instituições de ensino para os novos parâmetros educacionais, o que é muito importante visto que as adaptações demandarão um trabalho de equipe e um estudo aprofundando do documento”. Karine Silva Ferraz, 5º período.

“O evento "Saberes da BNCC" foi uma oportunidade para que nós, alunos, entendêssemos o que esta Base muda e o que acrescenta nos currículos escolares. Ficamos a par das competências e tiramos dúvidas com relação às disciplinas e seus planejamentos, com a contribuição dos nossos professores, visto que, para nossa formação, é sempre importante acompanhar as atualizações”.
Raquel dos Santos Cruz, 6º período.

Data de Publicação: 09/04/2019 às 16:00:00
Autor: Profª. Rajá Reda Zorkot Sant’Anna
Leia outras notícias

Encontre-nos no facebook

Como chegar:

Onde nos encontrar:

Rua Gomes Barbosa, 870 - Centro
Viçosa - MG

Telefones

Seu navegador está desatualizado.
Clique aqui e faça o download de um novo browser para poder ter acesso ao site.