VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: DIREITOS E RESPONSABILIDADES - LIVE INFORMATIVA

No dia 28 de setembro de 2020, os cursos de Direito e Pedagogia da FDV realizaram a live informativa sobre “Violência Doméstica: Direitos e Responsabilidades” com a participação da Dra. Marcella Furtado de Magalhães Gomes, professora associada do Departamento de Direito do Trabalho e Introdução ao Estudo do Direito da Faculdade de Direito da UFMG e coordenadora das atividades de acolhimento e formação feminista interseccional do Coletivo das Rosas da FDUFMG. A live foi direcionada aos discentes e docentes da FDV, bem como ao público externo, especialmente, aos Conselhos Tutelares da comarca de Viçosa.

A palestrante iniciou a sua fala esclarecendo sobre os tipos de violência alcançadas pela Lei Maria da Penha, esclarecendo que a violência física é considerada frequente nas denúncias registradas pelos órgãos competentes. Todavia, as violências psicológica, moral ou patrimonial também devem ser consideradas e, muitas vezes, passam despercebidas pela mulher em seus relacionamentos.

Ao longo do debate, a professora discorreu sobre como a violência doméstica é comum, envolvendo crianças e adolescentes, ressaltando o papel do professor, nas escolas, no estímulo às denúncias contra agressores que, muitas das vezes, estão dentro de casa e mostrando como detectar esta violência em crianças e adolescentes.

Os professores Ricardo Lemos Maia, Poliana Aroeira Braga, ambos do curso de Direito e as professoras Rajá Reda Zorkot Sant’Anna, Fabiana Maria Roque Chaves e Cornélia de Carvalho Vidigal, do curso de Pedagogia destacaram pontos importantes da atuação do professor e do profissional do Direito no combate à violência doméstica e às dificuldades em detectar estas violências no ambiente doméstico e nas escolas.

Após a explanação de pontos importantes de aplicabilidade da Lei Maria da Penha, a professora encerrou sua fala sobre a importância do tema e a discussão no âmbito das Escolas Superiores e das parcerias com os órgãos governamentais e não governamentais, ressaltando a importância da atuação dos próprios estudantes em projetos extensionistas envolvendo as comunidades acadêmica e externa.

Como encerramento da atividade, alunos do curso de Direito e Pedagogia trocaram experiências sobre casos específicos vivenciados na vida cotidiana e profissional.

Sem dúvida, uma noite de grande valia para todos os envolvidos, em particular, para estudantes e professores dos cursos de Direito e Pedagogia!

Data de Publicação: 01/10/2020 às 17:30:00
Autor: FDV