Os alunos do TIS III apresentaram seus trabalhos com excelência, demonstrando conhecimento, compromisso e crescimento acadêmico. As apresentações contaram com a participação da Coordenadora Profa. Poliana Braga, do Prof. Diogo, do Diretor da FDV, Prof. Roberto, e da monitora Rosária Bastos, que acompanharam e avaliaram os trabalhos desenvolvidos. Após as apresentações, a turma participou de um Chá de Fraldas em homenagem à colega Yara, proporcionando um momento especial de confraternização, solidariedade e fortalecimento dos laços de amizade. Parabéns a todos pelo empenho e pela construção de uma trajetória acadêmica pautada no conhecimento, no respeito e na união!
*Projeto de Pedagogia acolhe mães que adiaram os estudos e promove letramento* Cinco estudantes (Thays, Letícia, Gisele, Cristiane e Tamara) do curso de Pedagogia da Faculdade de Viçosa, sob coordenação das professoras: Raja Zorkot e Denise M.Pinto , desenvolvem um projeto de estágio que dá voz e espaço às mães de universitários e que interromperam a própria trajetória escolar. Muitas dessas mulheres pararam de estudar na época considerada “própria” por conta das responsabilidades com filhos, trabalho e cuidado da casa. O estágio nasce para reconhecer essa história e abrir um novo caminho de continuidade educacional para elas. *Como funciona* - *Conhecer para acolher*: A primeira etapa é escutar as mães participantes, entendendo suas vivências, desafios e sonhos relacionados à educação. - *Leitura e escrita na prática*: Os encontros semanais trabalham alfabetização e letramento por meio de rodas de leitura, produção de textos, cartas, diários e memórias. - *Protagonismo*: As atividades valorizam o conhecimento de vida das participantes e mostram como a leitura e a escrita ampliam autonomia no dia a dia. *Impacto esperado* O projeto une formação docente e responsabilidade social. Enquanto as alunas de Pedagogia vivenciam o estágio com prática humanizada, as mães resgatam autoestima, fortalecem vínculos com a universidade e dão passos concretos rumo ao letramento. A Faculdade de Viçosa reafirma, com a iniciativa, seu compromisso com a educação transformadora e com o acesso ao conhecimento em todas as fases da vida.
A Faculdade de Viçosa (FDV) realizou, entre os dias 12 e 14 de maio, o *III Ciclo de Palestras da Pedagogia*. Com o tema central "Saberes e Práticas: Novos Caminhos para a Educação", o evento reuniu acadêmicos, professores e especialistas para discutir os desafios reais do "chão da escola" e as transformações necessárias para o futuro da docência. O evento proporcionou uma imersão em temas urgentes e contemporâneos, divididos em cinco grandes eixos temáticos que conectaram a teoria acadêmica à prática profissiona Conexão Digital e Neurociência* A abertura dos debates contou com a contribuição de *Carmen Monteiro, pedagoga e neuropsicopedagoga clínica. Em sua fala sobre *"Como Engajar Alunos na Era Digital", a especialista trouxe sua experiência à frente da Desenvolva Consultoria Educacional para mostrar como o entendimento do funcionamento cerebral pode ser um aliado do professor na busca pela atenção e motivação dos estudantes em tempos de hiperconectividade.Ética, Direito e Gestão de Sala de Aula* A segurança jurídica na profissão docente foi o foco da advogada Carla Soares Sales. Na palestra "Ser Professor hoje: Desafios éticos e proteção jurídica", os alunos puderam entender os limites da atuação profissional e a importância do respaldo legal no cotidiano escolar. Complementando a visão prática, a Mestre Rita A. Marques da Silvaabordou as "Metodologias Ativas na Prática", trazendo sua bagagem na rede municipal de Viçosa e seus estudos em Logoterapia para demonstrar como construir um conhecimento que faça sentido para o aluno. Identidade e Inclusão Um dos momentos mais marcantes do ciclo focou na identidade do educador. A palestrante . A Psicopedagoga, Danielly de Oliveira Sales conduziu uma reflexão profunda sobre a transição do ambiente acadêmico para a prática pedagógica, incentivando o protagonismo dos futuros educadores com o tema "Saberes que transformam e práticas que libertam". Encerrando as discussões com foco na responsabilidade social da escola, a palestrante *A doutoranda Paula Trindade abordou o tema "Autismo e Inclusão", apresentando estratégias práticas de ensino e aprendizagem que garantem o acolhimento e o desenvolvimento efetivo de alunos com TEA (Transtorno do Espectro Autista). Para a coordenação do curso de Pedagogia (Raja Zorkot) da FDV, o III Ciclo de Palestras consolidou-se como um espaço de inspiração e troca de experiências indispensável. Ao trazer profissionais atuantes para dentro da faculdade, o curso de Pedagogia reafirma seu compromisso de formar não apenas técnicos, mas educadores humanos, éticos e preparados para as demandas reais da sociedade. O evento encerrou-se com um sentimento de renovação e o fortalecimento do compromisso da FDV com a excelência acadêmica e a valorização da educação na região.
Ciclo de Palestras do Curso de Pedagogia O curso de Pedagogia promoveu um enriquecedor Ciclo de Palestras, organizado sob a coordenação da professora Rajá Zorkot, reunindo temas atuais e relevantes para a formação docente. As apresentações contaram com os palestrantes : Maria da Conceição Guimarães Mau – Profissional de Impacto: Como a postura e a inovação definem a sua carreira. Paula Trindade – Ciência e cuidado com pessoas autistas. Mônica da Silva Rosa – Acessibilidade e inclusão no ambiente escolar: conduta e desafios. Carmen Monteiro e Danilo Orlando – Um olhar que acolhe: a sala de aula inclusiva. Eliane Pereira Messias – Transformando Conflitos em Conexões: estratégias para lidar com alunos agressivos, apáticos e seus pais. A realização do Ciclo de Palestras do Curso de Pedagogia representou muito mais do que uma sequência de encontros acadêmicos: foi uma oportunidade concreta de aprofundar saberes, ampliar perspectivas e conectar teoria e prática. O ciclo foi encerrado de forma especial com a dedicatória de livros do autor e professor Roberto Barbiere, marcando um momento de troca e inspiração para todos os presentes.